Home » , » 13ºEpisódio «REENCONTROS»

13ºEpisódio «REENCONTROS»



INT. CASA DE ALICE – SALA    DIA
Alberto, Alice e Tiago saem agora da janela, onde estavam a ver a cena da despedida de Miguel.

Tiago está com um ar pensativo e senta-se no sofá.

TIAGO
(pensando para si)
Será que….
(pausa)
É isso! É isso mesmo!

ALBERTO
Mas o que é que te está a dar?

TIAGO
A mim? Nada, nada.

Tiago levanta-se e vai para o quarto.

Alice e Alberto conversam.

ALICE 
Mas estavam a despedir-se, porquê?

ALBERTO
Eu sei lá aquela gente é maluca.

INT. CASA DE PETRA – SALA    DIA
Petra e Lurdes estão na sala a tomar o pequeno-almoço, quando Nuno surge do interior um pouco stressado. 

NUNO 
Mãe, eu não vou para a rua assim.

PETRA
Assim como, filho?

NUNO 
Ó mãe assim com este equipamento.

PETRA
Ah, quanto a isso não te preocupes. Eu vou buscar as roupas á outra casa e aproveito e trago tudo o resto que ficou lá.

NUNO
E não vais precisar de ajuda?

PETRA
Não filho. Eu peço lá ao nosso vizinho. 

LURDES
E entre tanto eu meti a roupa a lavar e a secar, não sei se está pronto.

PETRA
Sim já deve estar.

NUNO
Ah, fixe!

PETRA
Fixe? Mas fixe, porquê?

NUNO
Ah, porque eu reparei que havia aqui uma livraria e eu quero aproveitar e ir lá comprar um livro.

PETRA
Ah, está bem. Bom, eu vou buscar o resto que falta á outra casa.

Nuno sai da sala. Petra levanta-se da mesa e Lurdes desata-se às gargalhadas. 

PETRA
Mãe porque se está a rir?

LURDES
Ai filha ficas tão engraçada com o fato!

PETRA
Ainda o ontem tinha vestido.
(pausa)
Se a mãe não tivesse feito o que fez, neste momento não estava assim vestida.

LURDES
Ó filha, mas não foi por mal.

PETRA
Sim eu sei, mãe. Vá, agora vou ter de ir.

Petra dá um beijo na cara de Lurdes.

PETRA
Diga ao Nuno que eu já saí e porte-se bem.

Petra pegando nas chaves e na mala.

LURDES
Eu não sou nenhuma criança e para além disso quem deve dizer isso sou eu. 

PETRA
Tchau. 

Petra sai de casa. 

Lurdes continua a comer o pequeno-almoço. Alguns segundos depois, Nuno volta a entrar na sala já vestido com a roupa de ontem e pronto para sair. 

LURDES
Vês como a roupa estava seca.

NUNO
A mãe já saiu?

LURDES
Sim já.

NUNO
Eu vou sair, mas não me demoro.

Nuno começa a afastar-se quando Lurdes o interrompe. 

LURDES
É, é, é, é, onde é que pensas que vais sem tomares o pequeno-almoço?

Nuno olha-a e dirige-se á mesa e retira um pão.

NUNO
Vá, venho já, avó. 

LURDES
Vá lá.

EXT. BAIRRO JEREMIAS    DIA
Nuno sai agora do prédio e dirige-se para a livraria que já se encontra aberta.

INT. LIVRARIA   DIA
Vitória está de costas para o balcão a arrumar uns livros, quando Nuno entra sem esta se aperceber.

NUNO
Bom dia?!

Vitória vira-se de costas e depara-se com Nuno, o rapaz com quem trocou olhares na confusão de ontem. Nuno e Vitória estão agora cara a cara e claramente surpreendidos.

VITÓRIA
Olá, bom dia.
(pausa)
 És novo aqui no bairro, não é?

NUNO
Sim sou e tu és dona da livraria?

Vitória sorri.

VITÓRIA
Dona, não sou, mas trabalho aqui como podes ver.

NUNO
(Estende a mão para a cumprimentar)
Eu sou o Nuno.

VITÓRIA
Vitória. 

NUNO
Então e Vitória que tipo de livros tens aqui?

VITÓRIA
Quase todo o tipo. Desde antigos, novos, modernos e principalmente acabadinhos de sair.

NUNO
Tens o novo livro que acabou de sair sobre o António Dell Carmo?

VITÓRIA
Sim, claro que tenho.

Vitória sai de trás do balcão e dirige-se para a prateleira onde está o livro que Nuno pediu. Esta retira-o, mostra-o e este confirma que é o livro que procura. Vitória volta a ir para trás do balcão. 

NUNO
Quanto é?

VITÓRIA
São doze euros e noventa cêntimos. 

Nuno dá o dinheiro a Vitória.

NUNO
Então pronto, vemo-nos por aí.

VITÓRIA
Sim, vemo-nos por aí. 

NUNO
Prazer em conhecer-te.

VITÓRIA
Meu também.

Nuno sai da Livraria e Vitória suspira fechando os olhos com um sorriso. 

INT/EXT. AUTO-ESTRADA   DIA
O carro de Miguel vai em velocidade moderada na auto-estrada, quando o seu telemóvel toca e este atende-o em altifalante.

MIGUEL
Estou mãe?

RUTE (VOZ-OFF)
Estou querido, estou a ligar-lhe para saber como está, não posso falar muito tempo estou no salão.

MIGUEL
Estou bem, mãe. Ainda falta muito para chegar a trás – os – montes, mas vai tudo bem. 

MIGUEL
Vá mãe, beijinho, assim que chegar digo-lhe.

RUTE (VOZ-OFF)
Está bem querido, beijos. 

E desliga o telefone.

Miguel liga o rádio do carro e começa a ouvir Nick Lachey “What's Left Of Me” e continua a sua viagem ao som de música. 

CONTINUA…





Share this article :

Postar um comentário

 

Copyright © 2013 MAIS SIC Todos os direitos reservados