Home » , » Doce ou Travessura? (Mini-Filme)

Doce ou Travessura? (Mini-Filme)




Dia - Quarto de Sara e Alexandra

Alexandra estava a pentear uma boneca no chão do quarto e Sara acaba de se sentar na sua cama.

-Eu não acredito que os pais vão a uma festa na noite mais importante da nossa família. -Sara a resmungar

-Não é assim tão importante. – Responde Alexandra

-Não é assim tão importante? Alexandra sempre comemoramos o Halloween com os pais, vemos filmes, brincamos aos filmes de terror e este ano? – Sara Preocupada.

-Este ano vamos ficar sozinhas em casa a comemorar da mesma forma, só que sem os pais. – Alexandra

-Já vi que não dá mesmo para falar contigo, só tens oito anos, não percebes nada. – Sara

-Eu tenho oito anos, mas sei tudo, até te ensino. – Responde Alexandra

-Alexandra vamos ficar sozinhas em casa na noite do dia das bruxas, as bruxas vão andar aí á solta e podem entrar em nossa casa. – Sara

-As bruxas não existem Sara, não passa tudo de histórias de encantar para crianças. – Alexandra

-Ai não queres saber? Então vamos ficar sozinhas em casa, depois quando estivermos a ser lambidas pelo monstro verde e ranhoso, não chores pelo meu nome. – Sara

Alexandra quando acabara de ouvir o que a irmã lhe disse fica com medo, mas não mostra, e continua com ar de quem não se importa.


Dia – Jardim de Casa de Martim e Diogo

Martim e Diogo estavam a jogar futebol no jardim de sua casa.

-Martim já sabes que vamos ficar sozinhos em casa na noite de Halloween? – Pergunta Diogo, quando xuta a bola para Martim.

-Sim sei, estás com medo, é? – Pergunta Martim

-Eu com medo? Não! Podíamos era convidar aquelas brasas das raparigas que moram lá á frente. – Diogo

-Estás a falar de quem? – Pergunta Martim enquanto xuta a bola para o irmão.

-Das raparigas que estavam connosco no outro dia no parque e que moram ali á frente. – Diogo

-Ah! Já sei, era boa ideia, mas de certeza que os pais vão pôr uma ama a tomar conta de nós. – Martim

Martim xuta a bola com mais força e a bola para nas mãos do pai.

-É isso mesmo. – Interrompe o pai.

-Vem mesmo uma ama para tomar conta de nós? – Pergunta Diogo.

Dia - Quarto de Sara e Alexandra

-Não! Vocês é que vão ter com a ama. – Diz o pai de Alexandra e Sara.

-Não acredito, vai ser o pior dia das bruxas de sempre. - Sara

 -Não vai nada, vão ver que até vão gostar. – Mãe

-Gostar? Vai ser uma seca, vamos ter de nos deitar cedo, jantar às sete, vamos ter de nos deitar no chão, ouvir os gritos de uma desconhecida… - Sara

-Ei calma! – Interrompe o Pai -Nem todos os casos são iguais, a ama que vai tomar conta de vocês é super divertida, vocês vão gostar.

Dia – Jardim de Casa de Martim e Diogo

-Vá agora vão tomar banho que daqui a duas horas vão para casa dela. – Mãe de Martim e Diogo

Martim e Diogo entram em casa aborrecidos.

Passadas duas horas

Noite – Bairro Fantasmoite

Martim e Diogo saem do carro dos pais. Ambos olham á volta e vêem uma rua escura, muito assustadora. Os pais levam as duas crianças á porta de casa da ama. Martim e Diogo estavam assustadíssimos ao verem aquelas casas assustadoras, principalmente a que iam passar a noite.

-Calma! Vai tudo correr bem. – Mãe

-Sim, a vossa mãe tem razão, não precisam de estar com medo, a casa por fora pode ser assustador e a rua também, mas lá dentro pode ser mais… - Pai

-Olá, Olá! São estes lindos pequenotes que vão passar esta maravilhosa noite de Halloween comigo? – Ama – Ah! Peço desculpa, eu sou a Liliana, quer dizer, Lili.

-Quero ir para casa. – Diogo

-Não tenhas medo. Tenho imensas guloseimas para todos nós. – Lili

Martim olha em redor e pára quando vê uma sombra de uma senhora assustadora e de um gato por de trás de uns cortinados da casa ao lado.

-Estás a olhar para a casa da Vitória? – Pergunta Lili

Martim acena a cabeça dizendo que sim.

-Ela odeia-me, ela é a pior bruxa de todos os tempos. – Conta Lili

-Já que não há outra hipótese... Podemos entrar? – Pergunta Martim

-Sim, claro que sim. – Lili

Martim e Diogo entram na casa de Lili.

-Não se preocupem, não tarda estão a chegar mais duas crianças que lhes vão fazer companhia. – Lili

Quando Liliana acabara de dizer isto, um carro estaciona junto do dos pais de Martim e de Diogo.

-Olha não disse, lá estão elas. – Lili

-Vocês também vão á festa? – Pergunta o pai de Martim e de Diogo.

-Sim vamos. – Responde a mãe de Alexandra e Sara.

-Que coincidência. – Mãe de Martim e de Diogo.

Sara e Alexandra reparam agora que a rua é assustadora. Ambas olham para a mesma janela que Martim olhou, e vêem uma menina com ar de malvada da mesma idade que Sara acenar com a mão para as duas.

-Elas ficam bem e eles também, não se preocupem, boa noite. – Lili

Noite – Casa Lili

-Vocês? – Dizem as quatro crianças ao mesmo tempo.

-O que é que vocês estão aqui a fazer? – Pergunta Sara.

Alexandra e Diogo estavam a mandar olhinhos um ao outro, muito cúmplices.

-Calma meninos! A Lili explica-vos. Os vossos pais saíram na mesma noite, ao mesmo lugar, mas sem saberem, isto tudo foi uma coincidência. Pensem lá, isto até pode ser divertido. – Lili

-Se isto pode ser divertido, diz lá o que vamos fazer nesta noite de Halloween? – Pergunta Sara

-O que é que vocês costumam fazer nesta noite das bruxas? – Pergunta Liliana

-A minha irmã disse-me que nós e os pais víamos filmes e brincávamos às bruxas. – Alexandra.

-Nunca brincaram ao Doce ou Travessura? É uma brincadeira muito tradicional do dia das bruxas. – Liliana

De repente batem á porta.

-Quem é? – Pergunta Lili

-Doce ou travessura? – Diz uma voz feminina por de trás da porta.

Lili abre a porta…

-Olha que serão tão agradável, tantas crianças, tantas caras nojentas. – Vitória

-Nojenta és tu! – Alexandra

-Ei menina tenha lá mais respeitinho comigo. – Vitória

-E a senhora com as crianças, não é altura para começar com as suas cenas de bruxaria. – Lili

-Cale-se Cinderela de água pura. Bem meninos ainda não me apresentei, eu sou a Vitória, a vizinha daqui do lado.

Sara lembra-se que a sombra que viu podia ser a desta mulher.

-A Bruxa! – Grita Sara

-A bruxa? A gaiata está bem? – Pergunta Vitória a Lili.

-Você é que não vai ficar bem se não se meter a milhas daqui pra fora. – Lili

-Ai que tanta agressividade. É noite de Halloween, paz e amor. – Vitória

-Só falta aqui a pirralha da sua filha. – Lili

-Não seja por isso. Meninos apresento-vos a minha filha, a Joana. – Vitória

Joana entra em casa de Lili e depara-se com um rapaz lindo, loiro, um rapaz do seu agrado, Martim. O mesmo também paralisa assim que vê Joana a entrar.

Martim aproxima-se de Joana:

-Olá sou o Martim. – Apresenta-se Martim dando um beijo na mão de Joana.

-Joana, muito prazer. – Joana muito elegante.

-Vá! Vá! Vá! desapensemos apresentações. Eu e a minha filha vamos embora, mas voltamos. – Vitória

Passadas umas horas

Lili, Martim, Sara, Alexandra e Diogo estavam no sofá a ver um filme.

-Que noite mais secante, não achas? – Pergunta Diogo a Alexandra muito juntinhos.

-Podemos sempre apimentá-la mais um bocadinho. – Alexandra.

-Ei, ei, que conversas vêm a ser estas? – Pergunta Lili

-Nada, nada é sobre o filme. – Responde Diogo.

-É o filme é. – Lili

-Lili posso pedir-te uma coisa? – Pergunta Sara.

-Sim podes. - Lili

-Estou para aqui a pensar naquelas duas malucas que aqui vieram, e será que podemos ir a casa delas, mas sem elas saberem. – Sara

-É Claro que não Sara, elas são terríveis e isso seria perigoso. – Lili

-Eu cá não achei nada a Joana terrível, antes pelo contrário. – Martim

-Podemos Lili, vá-la. – Implora Diogo.

-Sim Lili, se elas são umas verdadeiras bruxas, porque que não vamos a casa delas, vamos pelas traseiras, assim apimentamos mais a noite do dia das bruxas. – Alexandra

-Tu e o apimentamos, tens é mais escola que eu, é o que é. – Lili

-Então vamos? – Pergunta Martim

-Pronto vamos, mas temos de ter muito cuidado. – Lili

- Boa! – Sara

-Não tenhas medo, eu estou aqui para te proteger minha rosa. – Diz Diogo sussurradamente a Alexandra.

-Que cavalheiro. – Diz Alexandra dando um beijo na cara de Diogo.

Noite – Traseiras da Casa de Vitória e Joana

-Chiu! Calem-se meninos, elas podem ouvir. – Lili

-Eu acho isto tudo uma verdadeira parvoíce. – Martim

De repente Sara pica-se.

-Ai! – Grita Sara.

-O que foi Sara? – Pergunta Martim.

-Piquei-me. – Responde Sara

De repente Alexandra e Diogo dão um beijo, ao mesmo tempo Sara e Martim fazem o mesmo:

-Ei meninos, mas o que vem a ser isto, viemos namorar ou espreitar a casa das bruxas? – Pergunta Liliana

-Vieram espreitar, porque agora vão ver coisas nunca vistas nas vossas vidas, ahahah! – Vitória

Lili e as crianças tentam fugir, mas os troncos das árvores puxaram-nos para cima e mandou-os para dentro da casa pela chaminé.

Vitória não percebeu que Lili conseguiu escapar. Lili levanta-se e começa a limpar toda a terra que tem na roupa. De repente um tronco volta a tentar puxar Lili, mas um rapaz puxa-a para trás e caiem os dois em cima um do outro. Lili e o rapaz ficam a olhar fixamente um para o outro.

Noite – Casa Vitória e Joana

Vitória estava a puxar as crianças para junto de uma porta:

-Mãe o que é que estás a fazer? – Pergunta Joana

-A mete-los dentro da sala dos assombros. – Responde Vitória

-Mas o Martim? – Joana

-O que tem o Martim? – Pergunta Sara

-Eu gosto do Martim. – Responde Joana

-O Martim é meu namorado e tu não venhas com essa história, porque praticamente nem o conheces. – Sara

-Cala-te! Não o conheço, mas posso vir a conhece-lo. – Joana

-Ai é? Como? – Sara

-Mãe! Podes mete-los dentro da sala, menos o Martim. – Joana

-Se eles vão, eu também vou. – Martim

-Se fosse a ti não escolhia assim. – Joana

-Eu é que sei o que devo ou não escolher. – Martim

-Mete-os a todos. – Joana

-A sirigaita da Lili? – Pergunta Vitória em pânico.

-Deve ter escapado. – Joana

De repente Vitória mete-os dentro da sala.

Noite – Sala Assustadora

Quando as crianças entram vêm todo o tipo de criaturas do Halloween.

-Novos inclinos, novos inclinos. – Diz uma criatura verde e ranhosa.

-Quem são vocês o que querem? – Pergunta um fantasma assustador.

De repente o rapaz que salvou Lili dá um salto e aparece pela janela e salva as crianças.

Noite – Casa Vitória e Joana

-Mas o que é que se passa? – Pergunta Antónia assim que ouve os cacos dos vidros da janela a cair no chão.

-Vai lá ver mãe. – Joana

Noite – Sala Assustadora

Vitória entra na sala e em segundos é comida por uma criatura branca, cheia de manchas, uma criatura honrosa.

Noite – Casa Lili

-Bem já estão a salvos. – Rapaz

-Afinal quem é você? – Pergunta Lili

-Sou o Simão, o rapaz que veio para conquistar o teu coração. – Simão.

-Oh que romântico. – Sara.

-Eu também quero conquistar o teu coração. – Martim e beija Sara.

-Queres casar comigo, minha linda flor? – Pergunta Simão.

De repente, as criaturas que estavam na sala assustadora de casa de Vitoria e Joana invadem toda a casa de Lili.

-Socorro! – Grita Alexandra a chorar.

-Ajudem-nos! – Grita Diogo.

-Tirem-nos daqui! – Grita Lili

-Calma pessoal! Calma, não se mexam!- Diz Simão assustado.

Em segundos, Joana entra em casa de Lili:

-Este será o vosso último Halloween. Metram-se com as pessoas erradas. Mataram a minha mãe, agora vão morrer vocês todos, quer dizer todos, menos o meu amor. – Joana.

Joana aproxima-se de Martim e leva-o para fora de casa de Lili.

Noite – Rua

-Vamos! – Grita Joana

-Eu não vou a lado nenhum. – Responde Martim.

-Meu amor, eu amo-te, eu quero ficar contigo. – Joana

-Eu tenho a Sara e é com a Sara com quem eu quero ficar. – Martim.

-Chega! – Grita Joana. – Tu vais ficar comigo e acabou, vamos!

De repente a criatura que comeu Vitória, aproxima-se de Martim e Joana. Martim corre e acaba por cair. A criatura passa por ele, olha para ele, e segue enfrente. Joana está a correr, mas acaba por ser vítima de veneno de uma cobra e fica cega e a criatura acaba por comer Joana.

Segundos depois a criatura morre e todas as outras criaturas morrem, a casa das malvadas cai e a casa de Lili torna-se num verdadeiro palácio e todo o bairro Fantasmoite ganha luz, ganha movimento, fica uma rua normalmente como às outras. Com isto Martim entra em casa, quer dizer, entra no palácio de Lili e vê o irmão aos beijos com a sua nova namorada, Alexandra. Lili e Simão com um bebé ao colo e dão um beijo… Martim aproxima-se de Sara e dá-lhe um beijo apaixonadamente.

Noite – Casa Martim e Diogo

-Acabou? – Pergunta Martim

-Sim acabou. – Responde Vitória.

-Oh tia, porquê que eu tinha de ser a namorada do Martim? – Pergunta Sara.

-Sara nós todos já percebemos que tu e o Martim gostam um do outro, tal e qual como o Diogo e a Alexandra. – Vitória

-Gostei muito da história Vitória. – Mãe de Martim e Diogo.

-Tudo isto não passou de uma simples história inventada pela tia Vitória. Eu e o Diogo somos namorados, mas penso que a minha mãe e o meu pai não sabem e muito menos a minha tia Vitória. Já o Martim e a Sara namoram, todos nós já reparamos nisso… - Alexandra (Voz Off)

De repente tocam á campainha:

-Olá boa noite! – Joana

-Olá prima, vem para ou pé de nós. – Diogo.

Segundos depois tocam á campainha novamente, Vitória abre a porta e depara-se com Lili, a rapariga da sua história e Simão.

-Doce ou travessura? – Lili

Todos que estavam em casa na noite de Halloween riram com a situação e Vitória estava com uma cara de surpresa ao ver que às vezes as histórias podem ser reais!
Share this article :

Postar um comentário

 

Copyright © 2013 MAIS SIC Todos os direitos reservados