Home » , » 9ºEpisódio «REENCONTROS»

9ºEpisódio «REENCONTROS»

EXT. BAIRRO JEREMIAS  TARDE
(CONTINUAÇÃO)
Vitória e Nuno ainda permanecem o olhar cativante. E a confusão entre Alberto, Esmeralda, Anabela e Alice continua.

Segundos depois, aparece Tomás que interrompe o olhar de Nuno e Vitória. 

TOMÁS
Olá amor!

Beijando Vitória.

Nuno viu Tomás e Vitória a darem um beijo e logo desvia o olhar.

TOMÁS         
Mas esta confusão outra vez? Quando é que isto acaba?

VITÓRIA
Essa é a pergunta que eu já fiz á minha mãe e acho que está na altura de perguntares á tua. 

TOMÁS
É isso. Vou falar com ela.

E dá um beijo a Vitória e aproxima-se de Anabela.

Tomás chega junto de Anabela.

TOMÁS
Ó mãe, mas tu estás outra vez metida nesta confusão?

ANABELA
Tomás? Não sei se sabes, mas eu trabalho no café da Esmeralda. E estes dois malucos vão ter de fechar o café deles a bem ou a mal.

ALICE
Daqui a bocado vais ver a maluca e é na cara! 

ANABELA
Então vem cá, vem-me bater!

Alice e Anabela aproximam-se e começam a falar e a empurrarem-se. Tomás intromete-se. 

TOMÁS
 Hey!

Grita Tomás separando Anabela e Alice.

LAURA
Mas afinal expliquem-nos a todos, já que está aqui metade do bairro, o porquê desta guerra?

ESMERALDA
Ai sobrinha, nem vale a pena saberes.

RITA
Não, nós agora queremos saber o porquê.

VITÓRIA
Sim. Estas guerras são constantes e já cansam.

LURDES
Bem, já estou curiosa!

PETRA
Mãe!

Petra querendo que a mãe se cale.

ALICE
Eu explico.
(Pausa)
Tudo começou quando eu e o meu pai começamos a arranjar o estabelecimento para o negócio. Nós reparamos que ia abrir outro estabelecimento á frente, mas nunca imaginamos que iria ser um café. Ao fim de alguns meses, depois de tudo estar pronto, apercebemo-nos que o outro negócio iria ser um café exatamente igual ao nosso. Elas imitaram-nos na decoração, em tudo. E a guerra começou no primeiro dia de abertura. Elas abriram no mesmo dia que nós, á mesma hora que nós, e desde então começamos a perceber que dois cafés num bairro, só um iria ter mais clientes, só um iria ser o “protagonista” e os eventos, as guerras, começaram aí.

ANABELA
(Grita)
Quem nos imitou foram vocês, ó vigaristas!

LAURA
Epá não vale a pena. Tomás e Rita levem a vossa mãe que eu levo a minha tia.

Tomás e Rita levam Anabela, esta que recusa e coloca-se aos gritos para Alice e Alberto. O mesmo passa-se com Esmeralda. Mas estás vão embora contrariadas e aos gritos.

Com a confusão a terminar e os vizinhos a irem se embora, a praceta começa a ficar vazia. Vitória permanecia ao lado de Alice e Alberto juntamente com dois vizinhos. Nuno está junto de Lurdes e de Petra. 

Nuno e Vitória trocam novamente olhares intensos. 

PETRA
Vá! Vamos embora, vamos buscar as caixas e as roupas e vamos para a nossa nova casa. Quanto mais depressa arrumarmos tudo, mais depressa procuro trabalho.

Nuno desvia o olhar de Vitória.

NUNO
É verdade mãe. Também preciso de procurar trabalho. Eu tenho o direito de vos ajudar.

Lurdes coloca agora um ar pensativo.

PETRA
Já falamos sobre isso, Nuno.

De repente Lurdes tem um “clique” e interrompe Nuno e Petra.

LURDES
Esperem aí! Esperem ai! Quais roupas filha?

PETRA
Ó mãe as roupas de vestir, as roupas de cama que trouxemos connosco com as caixas da louça, das fotografias no carro.

LURDES
Ai filha! Esqueci-me de te dizer. Só trouxemos as caixas da louça e das fotografias.

Lurdes com um ar engraçado e desnorteado.

PETRA
Então o que é feito da roupa, mãe?

Petra com um ar desconfiado. Um ar de quem já imagina o que possa ter acontecido.

LURDES
Ó filha a roupa ocupou tanta caixa e saco, que os meus fatos de apoio ao meu sporting não couberam e eu tirei a roupa e meti os fatos.

PETRA
Ó mãe, mas os fatos não podiam esperar? Agora o que vamos vestir amanhã?

LURDES
Deixa lá. Pedimos aos vizinhos. 

Petra respira fundo…

PETRA
Vamos lá buscar as caixas.

Dirigindo-se para o carro.

Lurdes vai atrás, mas depois de dar alguns passos, olha para trás e vê Nuno observado Vitória.

LURDES
Nuno! Filho!

NUNO
Hã? Diga avó?

LURDES
AH! Já percebi tudo!

Lurdes olhando para Vitória.

NUNO
Avó? Vamos para casa?

LURDES
Não, Nuno. Como estavas tão distraído, vamos buscar as caixas, mas não é da roupa. Amanhã é que é da roupa.

NUNO
Hã?

PETRA
Então? Podem vir ajudar?

Grita Petra ao longe, junto do carro com um caixa na mão.

LURDES
Vamos buscar as caixas que eu explico-te.

Lurdes e Nuno vão ter com Petra junto do carro.

NUNO
Já estou mesmo a ver o filme, vamos lá.

Nuno ficando um pouco para trás.

CONTINUA…

Share this article :

Postar um comentário

 

Copyright © 2013 MAIS SIC Todos os direitos reservados