Home » , » 7ºEpisódio «REENCONTROS»

7ºEpisódio «REENCONTROS»



INT. CASA DE ANABELA - SALA TARDE
Rita prepara-se agora para sair de casa. Ao mesmo tempo, Tomás entra em casa a cantarolar com um ar feliz.

TOMÁS
Lá, lá, lá ri, lá, lá…

RITA   
Bem… isso é tudo alegria ou é mesmo teu? É que não te vejo assim há um tempinho.

Tomás senta-se no sofá.

TOMÁS
Não é nada. Simplesmente estou feliz.

RITA
Muito bem. Então permanece lá com a tua felicidade que eu vou lá a baixo comprar um livro de artes que a Vitória já deve ter.

Rita sai de casa e Tomás permanece no sofá a cantarolar. 

INT/EXT. JARDIM DE INFÂNCIA - ÁTRIO - TRÁS-OS-MONTES  TARDE
Inês está no átrio do jardim-de-infância. Está com uma caixa com bolos para entregar á educadora. Alguns segundos depois a educadora chega vinda do interior do jardim-de-infância. Esta aproxima-se de Inês.

EDUCADORA (FIGURANTE)
Inês!

Cumprimenta Inês.

EDUCADORA (FIGURANTE)
Então, estás boa?

INÊS
Sim estou, obrigada. Trouxe uns bolinhos para as crianças. 

Dando a caixa á educadora.

EDUCADORA (FIGURANTE)
Mas vais esperar que eles venham para o recreio?

INÊS
Claro!

EDUCADORA (FIGURANTE)
Sabes o quanto as crianças gostam de te ver aqui. 

INÊS
Eu sei e eu também gosto muito delas. Estou ansiosa para que chegue a entrada do novo ano lectivo para me candidatar ao lugar de educadora aqui no jardim-de-infância.

EDUCADORA (FIGURANTE)
E vai ser com todo o gosto que te vou ter como colega, Inês. 

INÊS
Ainda bem e meu também.

As crianças começam agora a sair do interior do infantário a correr, aos gritos e cheias de alegria. São crianças entre os 4-5 anos.

CRIANÇAS (FIGURANTES)
Inês!

Gritam algumas crianças assim que vêm Inês no átrio do infantário junto da educadora.

INÊS
Ó meus amores, então como estão?

CRIANÇA (FIGURANTE)
Bem. O Xavier? Nunca mais o vimos. 

Pergunta uma menina com um ar muito engraçado. 

Inês fica incomodada com a pergunta. Olha para a educadora e rapidamente responde. 

INÊS
O… O Xavier está longe, está a trabalhar, mas ele volta não se preocupem.

Responde Inês com um olhar comovente.

CRIANÇA (FIGURANTE)
Inês!

Chama um menino que está um pouco afastado.

Inês aproxima-se e o menino está a brincar num círculo de areia com um balde, uma pá e um action-man. 

INÊS
Diz, Leonardo?

CRIANÇA (FIGURANTE)
A educadora já te contou?

INÊS
Contou o quê, Leonardo?

CRIANÇA (FIGURANTE)
A minha mãe foi para o céu. Agora está a ver-me. Ela agora é que liga a luz para ficar de dia e para irmos para a escola. 

Inês apercebe-se logo de imediato o que Leonardo crera dizer. Esta fica sem palavras e recorda a morte dos pais.   

INT. 1988. SUPERMERCADO DIA  (FLASHBACK)
Dentro do supermercado vê-se pela porta o exterior e o pânico e a tentativa de entrar no supermercado é imenso e o susto é tão grande que um dos encapuçados dispara tiros que acabam por acertar no peito de Beatriz e na testa de António. Ambos começam a perder forças e a fechar os olhos, sobre o olhar de Inês e Laura.

INÊS
Mãe!

Grita Inês a chorar. Correndo para junto de Beatriz e António.

LAURA
Pai!

Grita Laura começando a chorar. Correndo para junto de António e Beatriz.

E António e Beatriz morrem junto das filhas que choram muito assustadas.

INT/EXT. JARDIM DE INFÂNCIA – ÁTRIO – TRÁS-OS-MONTES
(CONTINUAÇÃO)
Inês permanece junto de Leonardo. Esta que começa a deixar cair lágrimas.

CRIANÇA (FIGURANTE)
Estás a chorar?

Pergunta o Leonardo após ter olhado Inês.

Rapidamente, Inês limpa as lagrimas. 

INÊS
Sabes? Não é só a tua mãe que foi para o céu. A minha mãe e o meu pai também foram. E são eles que apagam as luzes para nos mandar para cama e para dormir-mos para no dia seguinte acordarmos para um novo dia.

Conta Inês com um ar emocionado.

CRIANÇA (FIGURANTE)
E é por isso que estás a chorar?

Inês volta a limpar as lagrimas.

INÊS
Não, querido, não é. Eu é que estou com um problema nos olhos, mas nada que não se resolva.

Disfarça Inês para que Leonardo não perceba.

INÊS
Vá, agora anda ali para ao pé dos teus amigos que eu trouxe uns bolinhos deliciosos. 

Inês tentando se animar a si e a Leonardo.

Inês e Leonardo aproximam-se das outras crianças e da educadora. Leonardo corre para junto dos amigos e Inês aproxima-se mais um pouco da educadora.

EDUCADORA (FIGURANTE)
Ele contou-te?  

Inês abana a cabeça dizendo sim. Esta segue Leonardo com um olhar de pena e emocionado.

INT.LIVRARIA TARDE
Vitória está a registar o livro que Rita quer levar. Enquanto isso conversam.

RITA
Bem já vi que a tua felicidade e a do Tomás pegou-se ou é impressão minha?

VITÓRIA
Não, não é impressão tua. Eu e o teu irmão falamos sobre a pouco atenção do nosso namoro e vamos melhorar isso. Hoje até fomos dar um passeio.

RITA
Ah! Agora vejo o porquê da felicidade toda.

Vitória sorri.

VITÓRIA
Pronto! Já está registado. São oito euros e trinta cêntimos.

Rita tria dinheiro da carteira e dá a Vitória. E Vitória entrega o livro de artes a Rita.

RITA
Obrigada e eu agora vou para casa. Depois vê se passas por lá.

VITÓRIA
Sim depois eu vejo.

RITA
Até logo!

Rita sai da livraria.

EXT. BAIRRO JEREMIAS  TARDE
Rita ao sair da livraria anda um pouquinho e acaba por se cruzar com Alberto.

RITA
Olá Senhor Alberto, tudo bem?

ALBERTO
Ola Ritinha. Tudo bem e contigo?

RITA
Também está tudo, obrigada. Então não está no café?

ALBERTO
Ah! Sim, sim estou. O rapaz que vem entregar os bolos é novo e como os cafés são iguais ele pode-se baralhar, então eu vim cá fora ver se o via.

RITA
Ah, está bem. Eu vou para casa, acabei de comprar ali um livro á sua neta.

ALBERTO
E é de quê?

Rita mostra a capa do livro a Alberto.

RITA
É de artes.

ALBERTO
Ó Rita, tu achas que a Vitória sente-se feliz na livraria?

RITA
Como assim?

ALBERTO
Se gosta do trabalho que tem.

RITA
Sim, quer dizer, eu acho que sim, mas porquê que o senhor Alberto não lhe vai dar uma palavrinha? A livraria é já ali.

ALBERTO
Tens razão, filha, tens razão. 

Rita sorri. 

RITA
Vá, até logo.

ALBERTO
Até logo, Ritinha, obrigada.

E Rita vai para casa e Alberto para a livraria.

INT. CASA DE ALICE – QUARTO DE ANA E VITÓRIA TARDE
Ana está a ouvir musica POP, ao mesmo tempo dança com o comando na mão da aparelhagem. Segundos depois, Tiago entra sem bater á porta. Ana vê-o e coloca a música na “pausa”.

ANA
Já não se bate á porta, Tiago?

TIAGO
Epá, eu quero lá saber se bate-se á porta ou não.

ANA
Então o que vieste fazer ao meu quarto?

TIAGO
Já te esqueceste?
(Pausa)
Tens vinte euros para me dar, maninha.

Tiago com um sorriso.

Ana dirige-se á mochila e tira os vinte euros e entrega-os a Tiago.
Tiago sorri e cheira a nota e faz um olhar provocador a Ana enquanto se desloca do quarto.

ANA
Estúpido!

Tiago sai do quarto e fecha a porta.

Ana volta a clicar “play” na música e começa a dançar.

CONTINUA…


Share this article :

Postar um comentário

 

Copyright © 2013 MAIS SIC Todos os direitos reservados