Home » , » 4ºEpisódio «REENCONTROS»

4ºEpisódio «REENCONTROS»

INT. HOTEL VALENTE – GABINETE DE MIGUEL DIA
Miguel continua a falar com Mário através do telefone do gabinete sobre a recepcionista ter sido despedida.

MIGUEL
Sinceramente nunca pensei que a Isabel fosse fazer uma coisa dessas.

MÁRIO (VOZ – OFF)                   
Nem eu.
(Pausa)

Era nossa recepcionista há mais de seis anos.

MIGUEL
Bem, mas eu trato de procurar alguém para o lugar dela.

MÁRIO (VOZ - OFF)
Obrigado.

Miguel desliga o telefone.

MIGUEL
Quem diria… A Isabel a tratar mal um dos nossos melhores negociantes…

Miguel ainda espantado a pensar e falar sozinho.


INT. CAFÉ DE ESMERALDA DIA
Anabela está atender uns clientes que estão sentados numa das mesas do café. Esmeralda está a fazer contas muito concentrada e Laura está a servir uns clientes que se encontram numa das mesas.

ANABELA
… Meia de leite e duas torradas.

Anabela apontando tudo num pequeno bloco.

RITA
Olá!

Rita acaba de entrar.

ANABELA
Olá filha! Então já foste entregar o teu trabalho lá nas artes?

Anabela cumprimentando Rita.

RITA
Sim mãe, já.

ANABELA
E o teu irmão já foi lá aos ricaços?

RITA
O que é que tu achas? Claro que foi. Sabes que o Tomás quando mete uma coisa na cabeça, ninguém a tira.

ANABELA
Mas eu disse-lhe para não ir.
Alguma vez vão dar trabalho a uma pessoa que mora num bairro de lisboa?!

RITA
Olha, mãe, não te preocupes. Ele foi, quando voltar vai dizer que tu tinhas razão.

Anabela respira fundo e Rita dá uma festinha na cara de Anabela.

ANABELA
Então e o que é que acharam lá do teu novo quadro? Espero que tenham adorado, porque estava lindo.

RITA
Claro que gostaram. Ah e eles pagam-me amanhã. Eles disseram que ainda iam analisar.

Laura aproxima-se e interrompe a conversa.

LAURA
Olha a minha melhor amiga! Então, o que acharam do teu quadro?

Rita sorri.

RITA
Gostaram é claro. Mas vão analisa-lo melhor e amanhã dizem-me alguma coisa.

LAURA
Analisar? Ali não há nada para analisar, o quadro estava lindo.

Laura na brincadeira.

RITA
Mas eles têm que analisar. Uma vez um tipo com um ar super estranho, apareceu lá com um quadro lindo, é claro ele não tinha ficha de vendedor no atelier e logo mandaram-lhe fazer e pediram dois dias para a avalização do quadro. No dia seguinte chamaram a polícia, porque o quadro era um quadro roubado de um museu. E o tipo foi preso. 

ANABELA
Às vezes são pessoas que estão muito aflitas e precisam de dinheiro e arriscam tudo.

Esmeralda perde-se nas contas e com um ar atrapalhado repara em Anabela, Rita e Laura que estão a conversar.

ESMERALDA
Olha a Ritinha!

Esmeralda sai de trás do balcão e aproxima-se.

ESMERALDA
Então filha? Sempre gostaram do teu quadro?

RITA
Sim, gostaram. Mas só amanhã é que me dizem alguma coisa, vão analisa-lo.

ANABELA
E já comes-te alguma coisa?

RITA
Não, mãe…

ANABELA
Então senta-te que eu vou fazer qualquer coisa.

Anabela afasta-se e vai para a cozinha.

ESMERALDA
Bem e eu vou acabar as minhas contas.

Rita e Laura sorriem e Esmeralda volta para o balcão sorrindo para uns clientes que estão sentados numa das mesas.

Rita e Laura aproximam-se de uma mesa e sentam-se.

RITA
Então e o Miguel? Quando é que vai de viagem?

LAURA
Vai amanhã e quando regressar é o nosso casamento.

Laura com um sorriso.
                                                          

INT. HOTEL VALENTE - RECEPÇÃO DIA
Tomás está a olhar em redor para ver se encontra alguém com quem possa
falar para encontrar Mário. Este aproxima-se da secretária da recepcionista,
mas não vê ninguém. Segundos depois é surpreendido por uma mulher que sai
de baixo da secretária com uma caixa.

TOMÁS
Desculpe! Sabe-me dizer onde é que eu posso encontrar o Dr. Mário Valente?

Isabel olha o rapaz.

ISABEL (FIGURANTE)
Não vê que eu fui despedida? Não vê?!
(Exaltada)

De repente, Isabel começa a chorar.

ISABEL (FIGURANTE)
(a chorar)
Só porque tratei mal o italiano…

TOMÁS
Desculpe, mas não estou a perceber.

Isabel pára de chorar repentinamente.

ISABEL (FIGURANTE)
É no segundo piso á direita.

TOMÁS
O quê? O italiano?

ISABEL (FIGURANTE)
Não! O Dr. Mário Valente.

Tomás faz uma cara esquisita olhando Isabel.

TIAGO
Obrigado.

Isabel continua a resmungar sozinha e ao mesmo tempo continua a arrumar as suas coisas na caixa grande de papelão.

Tiago dirige-se agora para o elevador. O elevador abre e ele entra.

INT. HOTEL VALENTE – ELEVADOR DIA
Enquanto está no elevador á espera para sair no segundo piso, recorda Isabel.

INT. HOTEL VALENTE – RECEPÇÃO DIA (FLASHBACK)

TOMÁS
Desculpe! Sabe-me dizer onde é que eu posso encontrar o Dr. Mário Valente?

ISABEL (FIGURANTE)
Não vê que eu fui despedida? Não vê?!
(Exaltada)


INT. HOTEL VALENTE – ELEVADOR DIA
(CONTINUAÇÃO)
Tomás esfrega os olhos, endireita a roupa e a porta do elevador abre-se e este sai.

INT. HOTEL VALENTE – SEGUNDO PISO DIA
Tomás dá alguns passos depois de sair do elevador. Depois pára, olha em redor, vê alguns trabalhadores e portas de gabinetes e vira á direita como disse Isabel.

Quando chega junto da porta do gabinete de Mário, ergue a cabeça e levanta a mão para bater á porta, mas este fica com receio, respira fundo e finalmente é que bate á porta.

INT. HOTEL VALENTE – GABINETE DE MÁRIO DIA
Mário está assinar uns papéis, quando é interrompido por Tomás.

MÁRIO
Entre!

TOMÁS
Olá! É o Dr. Mário Valente?

MÁRIO
Sim, sou.

Mário levanta-se e Tomás cumprimenta Mário.

TOMÁS
Gostava de falar consigo.

MÁRIO
Sente-se.

Tomás senta-se e ao mesmo tempo senta-se Mário.

MÁRIO
Então diga lá, o que quer falar comigo?

TOMÁS
Eu… Eu estou á procura de trabalho e como isto anda difícil e já ouvi falar muito do seu hotel e… vim tentar a minha sorte. 

MÁRIO
Neste momento está difícil, porque o hotel não está a precisar de ninguém, a não ser de uma recepcionista, mas isso já está a ser tratado…

TOMÁS
Deixe estar, já sei que não há lugar para mim.

Interrompe Tomás.

MÁRIO
Mas eu ainda não acabei.

TOMÁS
Peço desculpa Dr. Mário, diga.

MÁRIO
Há lugar para ser camareiro, aceita?

Tomás sorri.

TOMÁS
Claro que sim. Neste momento tudo o que seja trabalho é bom.

MÁRIO
Muito bem. Eu vou dar-lhe uns papéis para assinar e logo vemos quando começa a trabalhar.

Tomás abana a cabeça, dizendo que sim.


INT. TRÁS-OS-MONTES. CASA DE INÊS – COZINHA DIA
Inês está enfrente ao fogão a cozinhar e ao mesmo tempo a falar ao telefone
com Xavier.

INÊS
Quando é que voltas? Estou a morrer de saudades tuas, amor!

XAVIER (VOZ-OFF)
Eu, Xavier prometo regressar para junto do meu amor o mais depressa possível.

INÊS
Espero bem que sim. Estou a morrer de saudades tuas.

XAVIER (VOZ-OFF)
Eu também, meu amor.
(Pausa)
Olha, vou ter de desligar, depois falamos. Beijos, adoro-te.

INÊS
Beijos, também te adoro.
Inês desliga o telefone e coloca-o em cima da bancada da cozinha.

Segundos depois prova o comer que está a fazer.

INÊS
Hum… Está bom. 


INT. CAFÉ DE ESMERALDA DIA
Rita e Laura estão sentadas a conversar. Anabela e Esmeralda conversam junto do balcão.

LAURA
Achas, Rita? Eles são uns queridos, vais ver que vão dar trabalho ao teu irmão.

RITA
Espero bem que sim.

LAURA
Lá por eles serem ricos, não quer dizer que têm alergia aos pobres. Assim também tinham minha.

ANABELA
O que é que aquelas miúdas tanto conversam?

Anabela junto do balcão a falar com Esmeralda que está do outro lado do balcão.

ESMERALDA
Deixas lá, Anabela. Sabes que elas sempre foram assim desde pequenas.
De repente Tomás entra disfarçando que está triste. Anabela avista-o e logo aproxima-se dele. Esmeralda vai atrás.

ANABELA
Ai filho! Então como é que correu?
(Pausa)
Com essa cara já deu para entender tudo.

Laura e Rita aproximam-se.

RITA
Vês! Eu disse. Os Valente têm alergia aos pobres.

LAURA
Isso não é verdade, Rita. Se os Valente não o aceitaram é porque não há lugar para ele.

ESMERALDA
A Laura tem razão. Se tivessem alergia aos pobres o Miguel não estava de casamento marcado com a Laura.

TOMÁS
Eu posso falar?

RITA
Sim mano, fala, como correu?

TOMÁS
O… O Dr. Mário Valente aceitou-me no hotel como camareiro e começo já amanhã!

Tomás sorrindo.

Anabela olha para Tomás com um sorriso e abraça-o.

LAURA
(Para Rita)
Vês! A alergia é tanta que ele começa a trabalhar já amanha.

Ao mesmo tempo Esmeralda abraça Tomás.

RITA
Desculpa ter duvidado dos teus sogros.

Rita sorrindo.

TOMÁS
(Para Rita e Laura)
Então? Não me dão os parabéns?

Com isto, Rita abraça Tomás.

RITA
Parabéns, maninho!

Agora, Laura cumprimenta Tomás. 

LAURA
Parabéns! Vais gostar de lá estar.

TOMÁS
Espero bem que sim.

ANABELA
Ai filho, estava com tanto medo que o ricaço não te aceita-se…

TOMÁS
Mas aceitou mãe, ele aceitou!
Tomás e Anabela abraçam-se.

CONTINUA…
Share this article :

Postar um comentário

 

Copyright © 2013 MAIS SIC Todos os direitos reservados