Home » » "Dentro de alguns anos "Querida Júlia" vai vencer"

"Dentro de alguns anos "Querida Júlia" vai vencer"


Com a entrada da tua mãe na SIC, a estação tinha tudo para mudar e subir nas audiências, principalmente no período da manhã. Até agora, "Querida Júlia" ainda não convenceu os portugueses. Porquê?

Porque o público que vê televisão àquela hora, vulgos velhinhos, não gosta de mudar de hábitos. Gostam de controlo. Como com as horas dos medicamentos. O Nimed é sempre às 4. Não às 5. Se for às 5, podem matar. Acho que existe alguma relutância, de início, a investir emocionalmente num novo programa. Não querem, estão cansados. Têm de ser seduzidos.

Depois, porque também há outra variável. Pela primeira vez, há um grande número de desempregados a ver televisão que não procuram o mesmo tipo de conteúdos que os habituais espectadores daquele horário.

Mas, à parte de tudo isto, o ponto forte é: toda a gente detesta mudar rotinas. Nem são só os velhinhos. A conversa do “odeio rotinas” é completamente mentira. Toda a gente gosta de se sentar, à mesma hora, no mesmo sítio, e ter o conforto de saber o que vai acontecer. E é o que se passa no day time. Acho que, dentro de alguns anos, o “Querida Júlia” vai vencer. Mas, percebo que se adore o Goucha e a Cristina. Eles são muito bons. Contudo, a vida é feita de ciclos, tudo muda.

O período da manhã, em televisão e rádio, é o mais difícil de vencer. Formatos como o “Ídolos” ou a “Casa dos Segredos” somam vitórias facilmente. Basta terem um bom naipe de concorrentes e um bom chão para correrem – sem grande concorrência – e matam os outros.

Os apresentadores, nesses casos, são quase acessórios bonitos. Acrescentam, mas não substituem. No day time não, tudo é uma corrida de fundo. Tudo diz respeito à personalidade de quem apresenta. E não só, quem vê, confia em quem lá está. Todos sabemos como a confiança demora a ser construída, certo?

Não duvido muito disto: A SIC está num processo de construção da sua identidade. Está cada vez mais robusta. E a tendência natural é que se confie em quem conhecemos melhor. A manhã... lá chegará. Confio que a manhã vai ser alvo dessa confiança.
Share this article :

Postar um comentário

 

Copyright © 2013 MAIS SIC Todos os direitos reservados